segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Crianças do Prosseguir Ophir Loyola recebem Mostra de Cinema Infantil


Empolgação, olhos atentos e muita concentração fizeram parte da programação da Classe Escolar Prosseguir do Hospital Ophir Loyola na quinta – feira (27). Os pacientes mirins receberam a Bacuri – II Mostra de Cinema Infantil, para mais um momento de descontração e quebra da rotina hospitalar, que despertou nas crianças e adolescentes, o gosto pelo cinema e animação.
A pequena Beatriz Meireles, 10, que está em tratamento contra leucemia, brincava risonha com o instrumento que acabara de criar. “Nossa como é divertido. Achei isso muito interessante, pois sempre gostei de novidade.” Também em tratamento contra o câncer no sangue, Mateus Ferreira,12, compartilha o mesmo entusiasmo. “Eu gosto de desenhar, esse efeito fica muito legal quando giramos. Dá a impressão que é só um desenho, mas está um de cada lado que se juntam para formar essa animação, parece que está movimento”, afirmou satisfeito ao finalizar o aparelho que engana a visão.
“Sempre tive a ideia de possibilitar o acesso gratuito em uma contrapartida social. Esse ano, li uma matéria sobre o Projeto Prosseguir e fiquei encantada com as diretrizes do mesmo. É maravilhoso poder trazer esse conhecimento que agrega essa coisa lúdica que toda criança possui. Sempre quis trabalhar com crianças oncológicas, em uma perspectiva de que elas têm direito ao entretenimento como qualquer outra criança”, garantiu Paula Macedo, produtora executiva da Bacuri.
Coordenador da área de animação do Núcleo de Cinema de Campinas há 37 anos, Wilson Lazaretti, explica que mesmo em um ambiente hospitalar, o paciente infantil não deixa de cultivar os costumes característicos desta fase da vida. “Sempre tive contato com crianças, já trabalhei em diversos Estados com classes sociais e etnias diferentes, como indígenas e quilombolas. Com a experiência que obtive, entendo que seja dentro ou fora de um hospital, a criança deve ser tratada com tamanha importância que merece”, ressaltou.
Leila Cruz- Ascom Ophir Loyola

Nenhum comentário: