terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Prosseguir 2010 - Volta as aulas

Nesta segunda-feira, 08, dentro da programação de volta às aulas foi comemorado o Dia do Acolhimento, com apresentação do Programa Prosseguir para os pais e alunos, brincadeiras com palhaços, contação de histórias, entrega do kit escolar e hora do lanche, na sala de aula e brinquedoteca do hospital.
A dupla de atores-palhaços Fubica e Black Brechó (do grupo Palhaços Trovadores) garantiu muita animação para as crianças, familiares, pacientes e funcionários do hospital. Helena Martins, professora responsável pela biblioteca da Escola David Salomão Mufarrej, foi convidada para participar do evento e contar histórias para as crianças. "Foi uma experiência gratificante e nova; estou emocionada. Sempre quis contribuir e agora quero voltar sempre para dar um pouquinho do que a gente tem para quem precisa. As crianças adoram ouvir histórias e eu quero estar sempre à disposição", contou Helena.

Modelo - Pioneiro no Pará em classe hospitalar, o Prosseguir foi iniciado em 2003 no Ophir Loyola e, por ser um modelo de ação socioeducativa, começou a funcionar a partir de 2009 em outros hospitais do Estado, já consolidado como programa de governo. Em janeiro deste ano foram entregues 60 netbooks pelo governo do Estado para todas as instituições onde funciona o Programa Educacional Prosseguir. Quinze destes computadores, todos com acesso à internet, ficaram no Ophir Loyola, para dinamizar as atividades pedagógicas das crianças.

Com o currículo integrado à grade escolar estadual e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o programa no HOL conta com 12 professores. Roseane Melo é uma das professoras. "Não me vejo trabalhando fora da classe hospitalar. Com o programa, as crianças dão continuidade ao ano letivo, melhoram a autoestima e as famílias também são beneficiadas, porque podem seguir recebendo o Bolsa Família", disse ela.
Dentro do Ophir Loyola, a meta é atender 200 crianças por mês.
Texto: Diane Maués/Ascom-HOL

Nenhum comentário: