sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CRIANÇAS PORTADORAS DE CÂNCER PRECISAM DE APOIO



CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
Vinícius Torres Ramos, de 7 anos de idade está há três enfrentando um câncer no sangue. Ele residente do município de Castanhal, no estado do Pará, e está em tratamento no hospital Ophir Loyola, onde recebe toda atenção clínica necessária, mas pode ser submetido a um transplante de medula óssea. Por isso, a mãe dele, Michele Torres, não perde a esperança em busca da cura de seu filho e está precisando da sua solidariedade.
Mantenha contato com ela pelos telefones: (91) 9919-8695 ou 8141-3384
Além do Vinícius, tem outras crianças. Doação: O transplante de medula óssea é a esperança de cura para milhares de portadores de leucemias ou linfomas, doenças do sangue. Para se cadastrar como doador no Hemopa, basta ter entre 18 e 55 anos de idade e bom estado de saúde.
Ao se inscrever no Hemopa, você não doará a medula de imediato, será coletado apenas uma pequena amostra de 5ml de sangue, para identificar sua genética. Apenas quando surgir um paciente compatível é que você será chamado para realizar a doação
HEMOPA: Trav. Pe. Eutíquio, 2109 - Batista Campos - 66033-000-Belém PA/Brasil Fone: (91) 3242-9100 Fax: (91) 3242-9100 e-Mail-hemopa@prodepa.gov.br

Dúvidas frequentes:

Como é o transplante para o doador?
Antes da doação, o doador faz um exame clínico para confirmar o seu bom estado de saúde. A doação é feita por meio de uma pequena cirurgia, de ou aproximadamente 90 minutos, em que são realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula.
Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 10%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.

Como é o transplante para o paciente? Depois de se submeter a um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Para recuperação da medula, o paciente continua a receber tratamento, só que em regime ambulatorial, sendo necessário, por vezes, o comparecimento diário ao hospital.
O que é médula óssea?
É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por tutano. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões,a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, inclusive nos defende das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal? Enquanto a medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
Maiores informações no site:www.inca.gov.br

Nenhum comentário: