domingo, 14 de dezembro de 2008

Emoção e Alegria em visita ao Quartel Geral do Corpo de Bombeiros




A alegria deu o tom durante a visita das crianças e adolescentes portadores de câncer atendidos pela Escola Prosseguir, parceria do Hospital Ophir Loyola e Secretaria de Estado de Educação-SEDUC ao Quartel Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, na última quinta-feira (11).
Este é o segundo da parceria mais do que bem sucedida entre a Escola Prosseguir e o Corpo de Bombeiros, parceria esta, capaz de proporcionar às crianças momentos de lazer, felicidade e esperança, que segundo a oncologista Alaíde Vieira são fatores importantíssimos para que o tratamento seja bem sucedido.

“As crianças e adolescentes precisam de momentos de lazer para que o tratamento flua melhor e eles possam se restabelecer mais rápido.” Afirma a médica.
Dra. Alaíde era uma das mais animadas durante o evento, brincou e dançou com as crianças o tempo inteiro, demonstrando verdadeira paixão pela profissão que escolheu.

As crianças foram acompanhadas por seus responsáveis, na maioria mães e avós e em meio a tantas mulheres, um dedicado pai chamava a atenção e emocionava pelo amor incondicional ao filho. Ildo Augusto chora ao contar a trajetória de seu rebento, o pequeno Carlos, de 10 anos e que há 4 é vítima de meduloblastoma, um tipo raro de tumor que afeta principalmente crianças.
“Larguei emprego para me dedicar ao meu filho e não me arrependo, ele é meu maior tesouro. Vê-lo andando novamente é minha maior recompensa.” conta Ildo.

O filho de Ildo ficou sem andar durante 2 anos, por conta do tumor e hoje já ensaia passos mais longos, inclusive sonhando em ser bombeiro no futuro.

“Quando eu ficar bom, vou estudar , crescer e ser bombeiro para poder salvar muitas vidas.” Diz o garoto com empolgação.

E é com a mesma empolgação do pequeno Carlos que o jovem Zaquiel Souza, de 18 anos fala de seu futuro, após dois anos de tratamento que o curou de um osteosarcoma (câncer ósseo) ocasionou na amputação radical de uma de suas pernas.

“Quero terminar meus estudos e fazer faculdade.” Conta o rapaz que cursa a segunda série do ensino médio na Escola Prosseguir. Zaquiel acha que atividades extracurriculares como o passeio ao quartel são muito importantes e estimulantes para que as “baterias sejam recarregadas” e todos encontrem motivação para continuar o tratamento que muitas vezes é “chato”, por conta dos efeitos colaterais dos medicamentos.

Durante a visita, os pequenos heróis e heroínas da Escola Prosseguir, pareciam ter esquecido das sessões que quimioterapia e da maçante rotina hospitalar. Eles estavam mais interessados em brincar, abraçar o Papai Noel, receber presentes e viver a plenitude da infância. Um dos momentos mais festejados pelos pimpolhos foi a descida de rappel, onde alguns corajosos, se aventuraram, sob a atenciosa supervisão dos militares.

O tenente-coronel bombeiro, Marco Antônio Gomes, um dos organizadores da visita, diz ter tratado para que tudo acontecesse da melhor maneira possível e para que as crianças pudessem aproveitar bastante, porém ele diz ter aproveitado mais do que as crianças já se emocionou bastante ao ver os sorrisos e sentir os abraços dos pequenos.

“Me sinto extremamente feliz e gratificado.” Conta o militar

Zary Brasil, mãe da pequena Sálua, de 4 anos, que está em tratamento contra leucemia, também aprova iniciativas como o passeio.

“Esses eventos são muito importantes porque divertem as crianças, fazendo com que esqueçam mesmo que momentaneamente da dura realidade que vivem.”

Para Gilda Saldanha, uma das coordenadoras da Escola Prosseguir, o passeio foi extremamente gratificante.
“Atividades como essa são estímulos para nossas crianças, ainda mais sendo no Quartel dos Bombeiros. Muitas de nossas crianças sonham em seguir essa carreira quando crescerem, então é como se eles tivessem conhecido seus heróis”. Finaliza Gilda.
Texto: Anne Picanço/HOL

Nenhum comentário: