terça-feira, 28 de junho de 2011

Aluna do Prosseguir/HOL passa em vestibular

Saiu no Jornal Oliberal
Edição de 21 de junho de 2011




A Jovem da escola prosseguir, do Ofir Loyola, supera transplante e passa no vestibular
Ser aprovada no vestibular. Para a jovem estudante Cássia de Souza Brito, de 19 anos, a conquista teve um significado especial. Com o ensino médio concluído na escola Prosseguir, do Hospital Ofir Loyola (HOL), ela faz tratamento há 10 anos contra o lúpus, doença autoimune que ataca o tecido conjuntivo e não tem cura.
Cássia durante sua estadia no hospital teve também insuficiência renal e passou a fazer hemodiálise por mais de dois anos. No final do ano passado, passou por uma cirurgia de transplante de rim e, durante o tratamento para combater o mal, chegou a ser desenganada pelos médicos - que afirmaram que ela teria apenas mais quatro horas de vida. Recuperada e com a doença sob controle, ela vai cursar Biomedicina na Escola Superior da Amazônia (Esamaz). 'Não esperava pela aprovação', ela destacou. 'Me esforcei para estudar. Mas como fiz um transplante há pouco tempo e não pude me dedicar como gostaria e também por causa da concorrência com pessoas mais preparadas na prova, fiquei apreensiva. Quando veio a confirmação foi uma festa', relembra a aluna do Prosseguir, que fará esta manhã a matrícula na instituição.
O pai da estudante, o mecânico Rosomiro Oliveira, 47, acredita que a educação é o elemento mais importante que os pais podem oferecer aos filhos. Ele tem mais dois filhos que fazem engenharia na Universidade Federal do Pará (UFPA). 'Para mim, que sou pai, é um orgulho ver a minha filha sendo aprovada no vestibular. Quando soubemos, ela estava meio triste por conta da doença, mas tratamos de fazer um churrasco em casa e chamar amigos e professores', disse o papai coruja.
Para se manter na faculdade nos próximos anos, Cássia vai precisar de ajuda financeira. A mensalidade do curso de Biomedicina custa cerca R$ 850,00, valor que não cabe no orçamento da família. As pessoas interessadas em oferecer materiais de estudos ou mesmo facilitar a permanência da jovem no curso, pode entrar em contato com a direção do projeto Prosseguir no telefone (91) 3249-9429 ou (91) 3274-1539, direto com a universitária. O professor de biologia do HOL, Tarcísio Cardoso, explica que a aprovação da aluna representa um marco no projeto Prosseguir. Atualmente, no hospital, há cerca de 10 alunos no ensino médio, mas boa parte deles não se interessa em entrar para o ensino superior. 'A intenção agora é incentivar que eles, após concluir o terceiro ano, possam fazer vestibular. Como a maioria dos estudantes não tem condições de arcar com os custos de uma instituição privada, estamos tentando encontrar colaboradores', explicou. O projeto Prosseguir reúne professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nos maiores hospitais do Estado.

Um comentário:

Malu disse...

Parabéns pelo trabalho! Maravilhoso!!
Vi q vc segue meu blog e entrei no seu! Realmente lindo o trabalho! Já estou seguindo!
BjO, Malu.