quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Prosseguir volta às aulas no Ophir Loyola com lição de dignidade



"Estou aprendendo a ler no Prosseguir, no Hospital Ophir Loyola. Aqui também fiz vários colegas, aprendi a gostar de estudar e usar o computador pois não tenho em casa. Com a Escola Prosseguir tudo tem sido muito legal na minha vida", são as palavras de Pedro Vinícius Ferreira das Neves, 9 anos, que vem do município de Castanhal, no nordeste do Pará, desde 2009 para realizar tratamento contra leucemia no Hospital Ophir Loyola e estudar no Prosseguir, que funciona dentro do hospital.

Nesta terça-feira (22), o Programa Educacional Prosseguir realizou uma extensa programação de volta às aulas com apresentação de toda a equipe do Prosseguir e também dos parceiros do programa para os pais e alunos. A aula inaugural "Educação e Saúde Caminhando Juntas", foi realizada pela manhã, na Estação Gasômetro, e o restante da programação que, contará com oficinas de biscuit e de material reciclado com garrafas pet, sessão de filmes, teatro de fantoches, brincadeiras, jogos, entrega do kit escolar e hora do lanche, acontecerá na sala de aula, brinquedoteca e quimioterapia infantil do HOL. O Prosseguir atende crianças em tratamento contra o câncer e que frequentam aula no próprio hospital, com currículo integrado à grade escolar estadual.

"Este primeiro dia de volta às aulas é uma grande oportunidade de comemorar um momento de acolhimento, no qual recebemos de uma forma especial nossos alunos, que são pacientes infantis. Trabalhar com a classe hospitalar é uma verdadeira missão, melhor ainda é saber que foi aqui no Ophir Loyola a semente deste projeto, que hoje pode beneficiar tantas crianças na rede pública de saúde, oferecendo cidadania, visão de futuro, dignidade e melhor qualidade de vida", explica a pedagoga Izabel Oliveira, coordenadora do Prosseguir HOL.

A programação é toda voltada para garantir o envolvimento, animação e muito bem estar para as crianças em tratamento, familiares e também para a equipe de funcionários do hospital. A mãe do pequeno Pedro, Francelândia Ferreira, 34, participa de todos os eventos do Prosseguir. "A Escola Prosseguir é muito útil para as crianças que não podem frequentar uma escola normal. Só quem passa por isso é que sabe da importância de ações assim. A equipe do Ophir Loyola é muito boa. Meu filho estuda, esquece da doença, faz amigos. Isto ajuda no tratamento, contribui para a parte física e mental da criança. Fico emocionada de ver meu filho feliz", contou.

De 28 de fevereiro a 04 de março, a garotada continua a festa confeccionando "abadás", instrumentos musicais, máscaras e colares, que serão usados no próprio dia 4 de março, quando os pacientes infantis brincarão em um baile de Carnaval ecológico no HOL.

Modelo - Pioneiro no Pará em classe hospitalar, o Prosseguir iniciou em 2002 no Ophir Loyola e, por ser um modelo de ação socioeducativa, começou a funcionar a partir de 2009 em outros hospitais do Estado, já consolidado como programa de governo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Hoje, o programa educacional já beneficia pacientes de cinco hospitais públicos e duas unidades de saúde. Desde 2010, os alunos contam com a utilização de netbooks. Quinze destes computadores, todos com acesso à internet, estão no Ophir Loyola, para dinamizar as atividades pedagógicas das crianças. Com o programa, os alunos dão continuidade ao ano letivo e melhoram a autoestima. A meta no HOL é atender cerca de 150 crianças.

A aula inaugural também contou com a participação dos profissionais vinculados ao Prosseguir, que ministram aulas nas demais unidades de saúde que adotaram o programa, como o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
Texto: Diane Maués - Ascom

Nenhum comentário: