sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Arte e poesia no Prosseguir

O mês de agosto terminou com uma grande roda de conversa com o escritor paraense Antonio Juraci Siqueira. O enfoque maior foi a obra:PACA,TATU,CUTIA NÃO!

Sua obra foi explorada pelas crianças em atividades diversas. As crianças confeccionaram as máscaras dos personagens do livro, representaram, pesquisaram a biografia do autor, exploraram a leitura e a escrita dos poemas e no bingo pedagógico o brinde foi um lindo tatu de pelúcia. Juraci ficou emocionado com o aluno Rafael que estava caracterizado com o seu personagem, o chapéu e o óculos. Rafael estava se sentindo o próprio dizendo:_"Não sou eu que sou parecido com ele, é ele que é parecido comigo". Foi um mês de grandes aventuras no mundo da literatura infantil.

Conheça um pouco do poeta

Antonio Juraci Siqueira nasceu em 28 de Outubro de 1948 em Cajary, município de Afuá no Pará, onde, ainda menino, descobriu a literatura através dos folhetos de cordel. Aos 16 anos mudou-se para Macapá (AP) onde casou-se, prestou serviço militar e concluiu os estudos de segundo grau. Em 1976 mudou-se para Belém graduando-se em Filosofia em 1983 pela UFPa. Pertence a várias entidades lítero-culturais, entre estas a União Brasileira de Trovadores, a Malta de Poetas Folhas & Ervas, a Academia Brasileira de Trova e o Centro Paraense de Estudos do Folclore. Atua como oficineiro, performista, contador de histórias e publicou mais de 60 títulos individuais entre folhetos de cordel, livros de poesias, contos, crônicas, histórias humorísticas e versos picantes. Colabora com jornais, revistas e boletins culturais de Belém e de outras localidades e conta com mais de 200 premiações em concursos literários em vários gêneros, em âmbito nacional e local.
Fonte:www.culturapara.art.br

Nenhum comentário: