terça-feira, 28 de junho de 2011

Aluna do Prosseguir/HOL passa em vestibular

Saiu no Jornal Oliberal
Edição de 21 de junho de 2011




A Jovem da escola prosseguir, do Ofir Loyola, supera transplante e passa no vestibular
Ser aprovada no vestibular. Para a jovem estudante Cássia de Souza Brito, de 19 anos, a conquista teve um significado especial. Com o ensino médio concluído na escola Prosseguir, do Hospital Ofir Loyola (HOL), ela faz tratamento há 10 anos contra o lúpus, doença autoimune que ataca o tecido conjuntivo e não tem cura.
Cássia durante sua estadia no hospital teve também insuficiência renal e passou a fazer hemodiálise por mais de dois anos. No final do ano passado, passou por uma cirurgia de transplante de rim e, durante o tratamento para combater o mal, chegou a ser desenganada pelos médicos - que afirmaram que ela teria apenas mais quatro horas de vida. Recuperada e com a doença sob controle, ela vai cursar Biomedicina na Escola Superior da Amazônia (Esamaz). 'Não esperava pela aprovação', ela destacou. 'Me esforcei para estudar. Mas como fiz um transplante há pouco tempo e não pude me dedicar como gostaria e também por causa da concorrência com pessoas mais preparadas na prova, fiquei apreensiva. Quando veio a confirmação foi uma festa', relembra a aluna do Prosseguir, que fará esta manhã a matrícula na instituição.
O pai da estudante, o mecânico Rosomiro Oliveira, 47, acredita que a educação é o elemento mais importante que os pais podem oferecer aos filhos. Ele tem mais dois filhos que fazem engenharia na Universidade Federal do Pará (UFPA). 'Para mim, que sou pai, é um orgulho ver a minha filha sendo aprovada no vestibular. Quando soubemos, ela estava meio triste por conta da doença, mas tratamos de fazer um churrasco em casa e chamar amigos e professores', disse o papai coruja.
Para se manter na faculdade nos próximos anos, Cássia vai precisar de ajuda financeira. A mensalidade do curso de Biomedicina custa cerca R$ 850,00, valor que não cabe no orçamento da família. As pessoas interessadas em oferecer materiais de estudos ou mesmo facilitar a permanência da jovem no curso, pode entrar em contato com a direção do projeto Prosseguir no telefone (91) 3249-9429 ou (91) 3274-1539, direto com a universitária. O professor de biologia do HOL, Tarcísio Cardoso, explica que a aprovação da aluna representa um marco no projeto Prosseguir. Atualmente, no hospital, há cerca de 10 alunos no ensino médio, mas boa parte deles não se interessa em entrar para o ensino superior. 'A intenção agora é incentivar que eles, após concluir o terceiro ano, possam fazer vestibular. Como a maioria dos estudantes não tem condições de arcar com os custos de uma instituição privada, estamos tentando encontrar colaboradores', explicou. O projeto Prosseguir reúne professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nos maiores hospitais do Estado.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dupla Vitoria de aluna

Saiu no Jornal Amazônia
Edição de 21/06/2011

Aluna do Prosseguir/HOL é aprovada em Vestibular

A estudante Cássia Souza Brito, paciente do HOL e aluna do Programa Prosseguir foi aprovada no Vestibular da ESAMAZ no curso de Biomedicina. Durante o período em que a aluna esteve em tratamento os professores(as) ministraram os conteúdos estabelecidos pela Matriz curricular do Ensino Médio oportunizando que a mesma pudesse concluir seus estudos.
Tal conquista na área de educação hospitalar, confirma que a metodologia atual do programa, genuínamente paraense esta correta e começa superar as expectativas, permitindo que alunos oriundos da Educação Básica possam ingressar na Educação Superior.
Parabéns Cassia!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Prosseguir/HOL recebe doação do Colégio Acrópole


No dia 8 de junho, mais uma vez o Colégio Acrópole doou material didático para a Escola Prosseguir/HOL.
O material será utilizado na brinquedoteca, sala de aula e na pediatria do Hol.
Ao colégio Acrópole o nosso muito obrigado.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Alunos da Escola Prosseguir/HOL Visitam Feira na UFPa



No dia 03 de junho de 2011 os alunos do nível médio da escola prosseguir/HOL fizeram visita a 1ª feira popular de atenção as doenças digestivas exposição do intestino gigante, que aconteceu no centro de convenções Benedito Nunes no campus da UFPA, acompanhados pelos professores de biologia e ciências, de educação física e da professora responsável pela coordenação do 5º ao médio. Foi uma aula passeio, que contribuiu para a compreensão do funcionamento do intestino grosso e das suas principais doenças.
De acordo com Freinet, não são as observações, a explicação e a demonstração - processos essenciais da escola - as únicas vias normais de aquisição de conhecimento, mas a experiência tateante, que é uma conduta natural e universal. (pt.wikipedia.org/wiki/Célestin_Freinet). fonte.
Os alunos relataram por unanimidade que foi muito legal, educativo e que nunca
tinham ido à UFPA mas, principalmente que a experiência foi prazerosa e inesquecível.