segunda-feira, 31 de agosto de 2009

31 de AGOSTO é comemorado o Dia Internacional do Blog

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Blog. A data foi escolhida porque os números 3108 lembram a palavra blog. O blogDay ou 3108Day foi criado para que blogueiros de todo o mundo se confraternizem e se integrem de forma a promover também a integração de outros blogs. Apesar da definição de blog ainda criar discussões no meio acadêmico, já é certo que ele é mais um meio de comunicação e interatividade. Há pouco mais de dez anos ele era uma novidade, no entanto, a blogosfera cresceu em ritmo acelerado. Somente no Brasil são mais de 2,5 milhões.
Nesse ano a data foi lembrada inclusive pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O dia 31 de Agosto foi escolhido como data oficial para inauguração do Blog do Planalto, cujo conteúdo é formado por textos, áudios, vídeos o infográficos sobre atos e decisões do governo federal. De acordo com o vídeo divulgado, o presidente afirma que esse será um canal em que a sociedade brasileira que viaja na internet terá acesso a todas as informações, em tempo real, dos acontecimentos do Planalto.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Artistas de circo visitam crianças no HOL

Crianças e adultos tiveram uma manhã muito descontraída nesta sexta-feira no hospital Ophir Loyola. Em tratamento no hospital ou apenas servindo de acompanhante, todos participaram de uma terapia ocupacional diferente, proporcionada por artistas do Monte Carlo Circus, do grupo Beto Carrero. “Quando as crianças não podem ir ao circo, o circo vai às crianças, principalmente em hospitais. É uma atividade que já fazemos há 12 anos e é a segunda vez que entramos no Ophir Loyola”, disse o gerente de marketing do grupo artístico, Sérgio Robattini.
Pipocas, algodão-doce, bombons e até um camelo serviram de ingredientes para o momento descontraído proporcionado por artistas do circo, dentre os quais palhaços e malabaristas que foram bastante aplaudidos pelos presentes à apresentação.
Um mini picadeiro foi armado em uma área livre do hospital onde crianças e seus acompanhantes e outros pacientes adultos se aglomeraram para assistirem aos shows. Os palhaços se destacaram e depois foram para dentro do hospital visitar as crianças que não puderam sair de seus leitos.
A médica Rita Carneiro, chefe da pediatria oncológica do Ophir Loyola, disse se sentir gratificada pela apresentação dos artistas, lembrando que ações como a proporcionado Monte Carlo é muito importante para as crianças do hospital que é referência em tratamento de câncer, principalmente porque a maioria delas é procedente do interior do estado e nunca tiveram a oportunidade de assistir a um show circense.
Rita Carneiro observou que as crianças pacientes do Ophir Loyola ganham muito com ações como a do Monte Carlo Circus porque se distraem e esquecem que estão passando por uma fase de busca de cura por estarem acometidas por uma enfermidade.
O Ophir Loyola trata atualmente de mais de 250 crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, mas a pediatria oncológica está com seus 30 leitos ocupados, dos 240 existentes no hospital, para 16 clínicas especializadas, incluindo a oncológica que apresenta o maior volume de pacientes no hospital público que este ano completa 97 anos de existência.
Por: Demétrio Beltrão

Circo Monte Carlo vem ao HOL

Crianças e adolescentes da Escola Prosseguir, e todos os servidores do hospital Ophir Loyola, terão a oportunidade de assistir as atrações do Circo Monte Carlo-Beto Carrero.
As atrações estarão se apresentando a partir das 9h em espaço do ambulatório.
Não percam!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Equipe Prosseguir faz comentários...

2 comentários:

De: Gilda;Izabel;Zoê;Rosiene disse...
A Equipe do Prosseguir agradece a todos que proporcionaram e participaram do Dia do Bem Fazer.
Muito obrigado!

----------------------------------------------------------------------------- 20 Agosto, 2009 09:51
De: Prof.Alaíde;Mônica;Elvis disse...
Que esta parceria possa se perpetuar por um bom tempo que muito bem fará para cada criança que faz parte deste projeto!
20 Agosto, 2009 09:56

O "DIA DO BEM FAZER"...Aconteceu!




E no dia 17 de agosto, o Consórcio Camargo Correa (Empresa de Engenharia), proporcionou às crianças que fazem tratamento contra o câncer no Ophir Loyola, um dia muito especial. Foi O DIA DO BEM FAZER, que aconteceu em 43 cidades, inclusive localidades da Angola e Argentina. E uma das cidades também escolhidas... Foi Belém! O dia foi marcado com muitas brincadeiras e doações super importantes.
Veja como foi!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Colorindo a FAMÍLIA ... Click no PÔSTER e faça a impressão
























Vamos COLORIR! ... Click no PÔSTER e faça a impressão






























Direitos da CRIANÇA - POSTER

A acupuntura Infantil

A acupuntura infantil pode tratar de vários problemas, sendo os mais comuns a agitação (hiperatividade), dores musculares, dificuldade para dormir, diarréia ou prisão de ventre, diminuição do apetite, enurese noturna (urinar na cama após três anos), resfriados, rinites, quadro de asma, entre outras doenças infantis.

Segundo o princípio aceito pelos especialistas, o organismo humano possui uma rede de canais, os meridianos, nos quais circulam energia. Nestes meridianos, ligados a órgãos vitais e víceras, encontram-se os pontos trabalhados pela acupuntura.

O tratamento não possui qualquer contra-indicação para os pequenos pacientes, ao contrário, são justamente as crianças, os pacientes que mais respondem ao tratamento, pois nelas, o fluxo de energia é mais superficial.
As tradicionais agulhas, também não são problema já que podem ser substituídas pela moxabustão, responsável pela estimulação através do calor. A medicação convencional, geralmente alopática, não é descartada, o que ocorre é que com o decorrer do tratamento, o pequeno paciente não fica tão dependente dos remédios.

Na aplicação da agulha, há a liberação de uma substancia (um neurotransmissor) que tem efeito analgésico local. A partir daí, a criança não sente mais dor e varias reações são desencadeadas, como a liberação de substancias que promovem a estimulação do sistema imunológico, alem de outras que promovem o efeito terapêutico desejado. Nesse sentido, a acupuntura utiliza recursos do próprio organismo para restaurar o equilíbrio. Ela tanto pode ser usada isoladamente como associada ao uso de remédios, mas diminui a quantidade e encurta o período de uso da medicação.O importante é que os pais não demonstrem sua ansiedade com relação ao método, pois, após o acupunturista ganhara a confiança da criança, esta entende e não sente medo.
fonte: Ariane Reolon-Psicóloga; Acupuntora

ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS

A alimentação e a nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Mais do que isso: são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida. Conheça os dez passos da alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos:

-Passo 1: dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos;
-Passo 2: a partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual, outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais;
-Passo 3: a partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia, se já tiver desmamado;
-Passo 4: a alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança;
- Passo 5: a alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; deve começar com consistência pastosa (papas, purês) e, gradativamente, deve ter sua consistência aumentada, até chegar à alimentação da família;
-Passo 6: oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida;
-Passo 7: estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições;
-Passo 8: evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação;
-Passo 9: cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados;
-Passo 10: estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação. (fonte: Ministério da Saúde)

Dica de LEITURA

Um livro destinado a pais e educadores empenhados em dar lugar a uma geração caracterizada pela positividade, pelo êxito e pela alegria. Através da análise dos factores que envolvem a prática do optimismo e de todos os aspectos interiores ou exteriores que concorrem para a perturbar, os autores de Educar para Optimismo veiculam de uma forma clara e deculpabilizadora um conjunto de fórmulas educacionais capazes de promover a construção de uma vida feliz e positiva. Indispensável.