sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CRIANÇAS PORTADORAS DE CÂNCER PRECISAM DE APOIO



CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
Vinícius Torres Ramos, de 7 anos de idade está há três enfrentando um câncer no sangue. Ele residente do município de Castanhal, no estado do Pará, e está em tratamento no hospital Ophir Loyola, onde recebe toda atenção clínica necessária, mas pode ser submetido a um transplante de medula óssea. Por isso, a mãe dele, Michele Torres, não perde a esperança em busca da cura de seu filho e está precisando da sua solidariedade.
Mantenha contato com ela pelos telefones: (91) 9919-8695 ou 8141-3384
Além do Vinícius, tem outras crianças. Doação: O transplante de medula óssea é a esperança de cura para milhares de portadores de leucemias ou linfomas, doenças do sangue. Para se cadastrar como doador no Hemopa, basta ter entre 18 e 55 anos de idade e bom estado de saúde.
Ao se inscrever no Hemopa, você não doará a medula de imediato, será coletado apenas uma pequena amostra de 5ml de sangue, para identificar sua genética. Apenas quando surgir um paciente compatível é que você será chamado para realizar a doação
HEMOPA: Trav. Pe. Eutíquio, 2109 - Batista Campos - 66033-000-Belém PA/Brasil Fone: (91) 3242-9100 Fax: (91) 3242-9100 e-Mail-hemopa@prodepa.gov.br

Dúvidas frequentes:

Como é o transplante para o doador?
Antes da doação, o doador faz um exame clínico para confirmar o seu bom estado de saúde. A doação é feita por meio de uma pequena cirurgia, de ou aproximadamente 90 minutos, em que são realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula.
Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 10%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.

Como é o transplante para o paciente? Depois de se submeter a um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Para recuperação da medula, o paciente continua a receber tratamento, só que em regime ambulatorial, sendo necessário, por vezes, o comparecimento diário ao hospital.
O que é médula óssea?
É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por tutano. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões,a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, inclusive nos defende das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal? Enquanto a medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
Maiores informações no site:www.inca.gov.br

Crianças do Ophir Loyola participam de festa carnavalesca


As crianças em tratamento de câncer do Hospital Ophir Loyola também tiveram direito a participar de festa carnavalesca. O baile de carnaval aconteceu no dia 19 de fevereiro quando as crianças, inclusive, percorreram todas as clínicas do hospital, levando alegria e descontração aos demais pacientes.
A terapeuta ocupacional Elane Sarmento disse que iniciativas como a do baile de carnaval são importantes para que as crianças se motivem a continuar o tratamento e, conseqüentemente, obter a cura.
“As mães e crianças se engajam na preparação do baile, toda a ornamentação, fantasias e performances são feitas por essas crianças e suas mães que se sentem felizes e úteis com o resultado final”, disse a terapeuta.
Para Maria José Monteiro, mãe da pequena Ivyla, de 6 anos, que trata um câncer no HOL, são iniciativas como a do baile que fazem a criança esquecer da rotina hospitalar e viver a infância.
“Minha filha estava indisposta por causa da quimioterapia, com febre e enjoos, mas foi só eu falar pra ela vestir a fantasia que nós duas havíamos confeccionado e ela logo se animou”, contou Maria José.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Escola Prosseguir celebra início do ano letivo




O Projeto Escola Prosseguir, parceria do Hospital Ophir Loyola com a SEDUC, iniciou nesta quarta (18) o ano letivo de 2009 com uma cerimônia realizada no anfiteatro da Estação Gasômetro, do Parque da Residência.O evento contou com a presença de autoridades como a Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, das secretárias de estado de saúde, Laura Rossetti, de educação Iracy Gallo e o presidente do HOL João de Deus Reis. Durante seu discurso a governadora do Pará, enalteceu o Prosseguir e falou da ampliação do projeto, levando a bem sucedida experiência, idealizada pela pedagoga Izabel Oliveira a outros hospitais, para que mais crianças e adolescentes possam ter assegurado o direito à educação.A governadora não conteve a emoção ao entregar às crianças portadoras de câncer, assistidas pelo Prosseguir, os kits escolares e afirmou que todos os alunos da rede pública estadual terão seu kit garantido.Ana Júlia Carepa disse também que a educação é o caminho seguro para a construção de um futuro melhor e por isso faz questão de realizar investimentos significativos nessa área.

Educação AmbientalQuem também acredita que a Educação é capaz de modificar e melhorar a sociedade é a arte educadora Érika Moura, que apresentou um teatro de bonecos com mensagens ecológicas para os alunos da Escola Prosseguir. Érika acredita que além de trazer alegria e entretenimento às crianças e adolescentes, se trabalho consegue iniciar uma preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade.“A gente começa explicando que eles não devem jogar lixo no chão, só que de maneira lúdica e eles absorvem a idéia e ainda se divertem.” Disse Érika.Érika e sua equipe gostaram tanto de se apresentarem para o Prosseguir que pretendem se apresentar em outras oportunidades para as crianças que fazem parte do Projeto.
Emoção
Muitos foram os momentos de fortes emoções durante a cerimônia de início do ano letivo de 2009 da Escola Prosseguir, porém um dos mais bonitos, foi quando Sammyres Minowa, uma dona de casa de Belém, subiu ao palco para contar sua história.Sammyres é mãe de João Marcos, um menino lindo e saudável, hoje com 11 anos, mas que há 7 anos atrás sofria de leucemia,realizava tratamento no Hospital Ophir Loyolae foi o primeiro aluno da Escola Prosseguir. A mãe do menino conta que a existência da Prosseguir foi imprescindível para que seu filho realizasse o tratamento.“ Eu sempre dizia para ele que iríamos para a Escola e não para o hospital e isso fazia ele se sentir uma criança normal, além de todo o carinho e atenção da equipe de profissionais com a gente.” Contou Sammyres.São histórias como a de João Marcos que motivam a pedagoga Izabel Oliveira, coordenadora do Projeto Escola Prosseguir a continuar realizando seu admirável trabalho.“ Espero continuar levando educação e esperança a esses pequenos cidadãos e cidadãs.” Finalizou Izabel.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Expansão do Prosseguir

Implantado em 2003 no hospital Ophir Loyola, o Projeto Prosseguir, que beneficia mais de 200 crianças e adolescentes nas áreas de saúde e educação, vai ser expandido para a Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e Hospital Metropolitano. O projeto é mantido em convênio com a Secretaria de Educação do Estado que já iniciou entendimentos para a expansão e assim beneficiar o maior número possível de crianças.
O Prosseguir, considerado referência no Brasil, conta com apoio de dezenas de parcerias e possibilita ao enfermo do Ophir Loyola estudar, da alfabetização ao pré-vestibular, com o rendimento validado para a grade curricular da própria Secretaria de Educação.
Além disso, o projeto desenvolve atividades sócio-educativas, desportivas e de lazer, o que o torna benéfico até para os acompanhantes dos enfermos.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Escola Prosseguir inicia ano letivo em grande estilo

O Projeto Escola Prosseguir, iniciará o ano letivo de 2009 dia 18 de fevereiro com uma aula festiva que acontecerá no Teatro Estação Gasômetro do Parque da Residência. O evento contará com a presença da Secretária Estadual de Educação, Iracy Gallo, da Banda do Corpo de Bombeiros , com a apresentação de Teatro de Bonecos, além de sorteio de kits escolares para os alunos da escola.